segunda-feira, 26 de maio de 2014


Atividade 3.2 – De portas abertas para a sociedade

Muito se fala sobre mudanças na educação: Ou a escola muda seu jeito de ensinar ou estará cada vez mais distante de seu público.

O texto traz vários exemplos de projetos educacionais baseados nas demandas da comunidade e das possibilidades humanas, territoriais e temáticas do entorno da escola. Essa prática foi  caracterizada como gestão escolar organizada em redes.

As redes existem, para dinamizar o processo educativo e torná-lo próximo da comunidade, fazer com que se relacione sensivelmente com aquela população, ajudando a construir sentidos e garantindo o direito de aprender.

Tanto a escola quanto a família cumprem papéis essenciais no processo educativo, portanto o primeiro passo é conhecer os espaços e saberes locais e envolver a comunidade nesses projetos, depois deve-se pensar em mobilizar e articular com todos os atores sociais envolvidos e aproveitar locais de encontros preestabelecidos no bairro.

Todo esse processo deve ser acompanhado e os resultados servirão para alimentar o processo. Trazer as questões locais para a sala de aula facilita a aprendizagem e garante a valorização dos alunos.

Hoje muitas escolas já fazem este tipo de projeto, mesmo nas escolas de Guarulhos, porém não são divulgadas.

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