Atividade 3.2 – De portas abertas para a sociedade
Muito se fala sobre mudanças na educação: Ou a escola
muda seu jeito de ensinar ou estará cada vez mais distante de seu público.
O texto traz vários exemplos de projetos educacionais baseados nas demandas da
comunidade e das possibilidades humanas, territoriais e temáticas do entorno
da escola. Essa prática foi caracterizada
como gestão escolar
organizada em redes.
As
redes existem, para dinamizar o processo educativo e torná-lo próximo da
comunidade, fazer com que se relacione sensivelmente com aquela população,
ajudando a construir sentidos e garantindo o direito de aprender.
Tanto
a escola quanto a família cumprem papéis essenciais no processo educativo,
portanto o primeiro passo é conhecer os espaços e saberes locais e envolver
a comunidade nesses projetos, depois deve-se pensar em mobilizar e articular
com todos os atores sociais envolvidos e aproveitar locais de encontros preestabelecidos
no bairro.
Todo esse processo deve ser acompanhado e os resultados
servirão para alimentar o processo. Trazer as questões locais para a sala de aula
facilita a aprendizagem e garante a valorização dos alunos.
Hoje muitas escolas já fazem este tipo de projeto, mesmo
nas escolas de Guarulhos, porém não são divulgadas.
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