Atividade 3.2 ANA PAULA- ELISANGELA, MARIA HELENA, MIRIAM E VALÉRIA
O livro escolhido para ser
trabalhado foi LÁ VEM O RUI..., da autora Sonia Rosa e ilustração de Luna da
DCI (Difusão Cultural do Livro).
Quando nos foi proposta a
atividade de trabalharmos a interação Professor e aluno procurarmos um livro
que englobasse algumas atividades que já fazem parte da rotina das crianças.
O livro tem um visual muito
bonito, pois a ilustradora trabalhou com massinha e a leitura é simples e
propiciou uma série de atividades.
No decorrer do livro Rui realiza
várias atividades e a cada página apresentada acompanhávamos Rui na sua
aventura.
Sendo assim.....
LÁ VAI O
RUI...
Desligar a televisão
(neste momento todos imitaram o controle remoto e desligaram suas TVS
imaginárias.
Correr para fazer o gol
A torcida foi grande!
LÁ VAI O
RUI...
Pular Carnaval...
Que folia, tínhamos até máscaras
e colares
Olhar as formigas no
quintal ou no jardim da Escola
Quanta
curiosidade!!!!!
LÁ VAI O RUI...
Brincar na Praia
Nós já havíamos trabalhado uma música com as crianças que fala do banho de mar, então retomamos a coreografia e dançamos, inclusive iremos apresentá-la na Semana da Educação.
Jogar capoeira
O jogo de capoeira também já é
conhecido das crianças e foi uma animação, inclusive com a participação de
professoras de outras turmas.
LÁ VAI O RUI...
Soltar Pipa
Neste momento haviam várias
pipas coloridas no ar e algumas até ficaram enroscadas. Quanta imaginação!!!!
Ouvir histórias...
Todos
atentos para a próxima aventura
LÁ VAI O RUI...
Andar de carrinho no supermercado.
Vamos
às compras!!!
Tomar sorvete
Cada um faz o seu sorvete e de
sabores variados: limão, morango, chocolate...
Ah! Que delícia!!!!
Mas na verdade era tudo imaginação e o Rui não podia sair de
casa porque estava doente. Sabe o que aconteceu?
Todo mundo pegou catapora!!!!
Ao trabalharmos com a história do Rui pudemos explorar
vários saberes de forma muito divertida e gratificante para os alunos:
Corpo e movimento: dançar, empinar pipas, jogar
capoeira, coreografia, chutar ao gol, fazer “carrinho
de supermercado”
Comunicação oral: contar história, cantar
Linguagem matemática: seqüência e trabalho com
espaço
Identidade e autonomia: trabalho em grupo e uso
da imaginação (faz de conta)
Artes: dança, coreografias, dramatização
Natureza e Sociedade: habitat das formigas,
cutura brasileira (carnaval e capoeira)
Interação Social: trabalho em duplas,
brincadeiras e danças em grupo
VIVENCIANDO TODAS ESTAS
ATIVIDADES JUNTOS, PUDEMOS PERCEBER QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS
ATRAVÉS DA REALIDADE E MUNDO DA IMAGINAÇÃO TORNA-SE PRAZEROSA A APRENDIZAGEM E
QUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL É MUITO IMPORTANTE ESSE CONTATO, POIS APROXIMA O GRUPO
E PROMOVE O AUTOCONHECIMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário