Atualmente muitos professores estão preocupados com a aprendizagem de seus alunos, pois muitas vezes consideram impossível medir o grau de desenvolvimento deles, precisamos ter em mente que o aluno já é portador de certos conhecimentos, principalmente quando se fala em tecnologias, porém muitas vezes não sabem usá-las a favor do conhecimento. O professor deve proporcionar aos alunos momentos que direcionem a organização de seus pensamentos, a criação de conceitos e o acúmulo de conhecimentos. É obvio que não podemos descartar a existência de conteúdos pré estabelecidos que deverão ser incorporados no momento da aprendizagem.
O currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem
transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a
experiências do cotidiano é preciso interagir o tempo todo entre essas duas interfaces.
O projeto sobre as cantigas veio de encontro a esta perspectivas, pois o aluno trouxe através da pesquisa um pouco de sua vivência, pois mesmo sendo respondida pelos pais há evidências de que aquele conhecimento era prévio, trabalhamos questões de linguagem, de movimento, de interação, exploramos atividades lúdicas para trabalhar os conteúdos. A digitação das cantigas no editor de textos, tornou-se momento de aprendizagem, não só do uso do computador, mas também como exercício de aprendizagem e fixação de algumas palavras chaves. A culminância do projeto nos trouxe a certeza que os alunos superaram as expectativas em relação as regras, a organização e a interação. Muito mais que conteúdos...- currículo envolve atitude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário