CANTIGAS DE RODA
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver um projeto interdisciplinar, por
meio de pesquisas realizadas pelos alunos junto aos seus familiares, focando o
resgate às cantigas de roda.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Objetivos
Específicos:
- Desenvolver a
oralidade;
- Reconhecer a
função social da escrita,
- Ampliar o
reconhecimento das letras do alfabeto (reconhecer, nomear e grafar).
Estratégias:
- Cantos e
cantigas;
- Elaboração de
pauta fixa;
- Identificação de
palavras/letras em texto,
- Montagem de
palavras.
LINGUAGEM MATEMÁTICA
Objetivos
Específicos:
- Promover a
contagem oral;
- Ampliar a
identificação de numerais,
- Desenvolver o
trabalho com o uso de gráficos.
Estratégias:
Por meio de uma pesquisa, elaborar um gráfico
onde os alunos irão visualizar as cantigas de roda mais conhecidas pelos pais e
familiares.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos
Específicos:
- Promover o
resgate cultural das cantigas de roda;
- Reconhecer-se
como membro de uma família,
- Participar de
manifestações culturais.
Estratégias:
- Propiciar aos
alunos momentos de brincadeiras de roda para conhecer as cantigas mais
apontadas na pesquisa,
- Envolvimento dos
familiares (pesquisa).
CORPO E MOVIMENTO
Objetivos
Específicos:
- Expressar
sentimentos por meio do corpo;
- Ampliar e
promover autocontrole,
- Desenvolver a
localização espacial e temporal.
Estratégias:
- Rodas cantadas;
- Cantar e
gesticular,
- Brincadeiras.
INTERAÇÃO SOCIAL
Objetivos
Específicos:
- Conhecer e
respeitar as diferenças culturais;
- Valorizar a
própria cultura,
- Participar das
cantigas de roda, ampliando o convívio com os outros.
Estratégia:
- Rodas cantadas;
- Brincadeiras,
- Trabalho em
grupo.
AUTONOMIA E IDENTIDADE
Objetivos
Específicos:
- Promover
autonomia nas escolhas;
- Perceber-se como
membro de um grupo;
- Explorar o
ambiente;
- Respeitar e
valorizar a cultura do seu grupo,
- Identificar e
manifestar sentimentos.
Estratégias:
- Participação nas
rodas cantadas e nas brincadeiras,
- Participação na
pesquisa realizada com os pais.
ARTE
Objetivos
Específicos:
- Acompanhar
ritmos;
- Reproduzir
pequenas coreografias,
- Ampliar
expressões artísticas.
Estratégias:
- Rodas cantadas,
- Brincadeiras
dirigidas.
Materiais
Utilizados:
ü
Papel
pardo ou cartolina;
ü
Sulfite;
ü
Lápis
e lápis de cor;
ü
Giz
de cera;
ü
Papel
dobradura;
ü
Cola;
ü
Tesoura;
ü
CD;
ü
Vídeo;
ü
Câmera
fotográfica;
ü
Aparelho
de som;
ü
Caixa
acústica;
ü
Microfone,
ü
Internet.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá no desenvolver das
atividades por meio da observação, apontando para a participação dos alunos,
tanto no processo de pesquisa, como nos momentos de desenvolvimento das
atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário